Em visita à Fundesporte, secretária de Educação enfatiza desenvolvimento do desporto escolar em MS: ‘Referência no Brasil’

Categoria: Visitas | Publicado: terça-feira, agosto 31, 2021 as 16:18 | Voltar

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul é referência no Brasil quando o assunto é desporto escolar. O trabalho desenvolvido com o treinamento esportivo dentro da Rede Estadual de Ensino (REE) e o retorno dos Jogos Escolares da Juventude de MS, com “blindagem” total para a Covid-19, foram salientados pela secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, em visita à Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) nesta terça-feira (31).

As aulas de treinamento, em 22 modalidades individuais e coletivas, nas escolas são desenvolvidas por meio do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) e projetos vinculados, coordenados pela Fundesporte em parceria com o Núcleo de Esporte (Nesp) da SED. Estes envolvem mais aproximadamente 600 professores de Educação Física de 258 escolas, espalhadas por 67 municípios.

Atualmente, os programas atingem mais de dois mil alunos-atletas, inclusive de comunidades quilombolas e indígenas, e de Unidades Educacionais de Internação (Uneis). “É um programa de referência no Brasil, que oportuniza crianças e jovens, forma cidadãos, prepara para a vida em sociedade e também é capaz de descobrir talentos. O mais importante é que a criança não é dividida entre educação e esporte, ela é una e isso estamos trabalhando muito bem em Mato Grosso do Sul”, ressalta Maria Cecília da Motta.

Na ocasião, a titular da SED ainda recebeu um balanço dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul e Paralimpíadas Escolares estaduais (Paraesc/MS), realizadas nos últimos dois fins de semana em Campo Grande. “Mato Grosso do Sul tem saído na frente promovendo essas competições escolares com total segurança, testando todos os atletas e cobrando os protocolos de biossegurança necessários. Agora, é torcer por nossos atletas nas fases nacionais”, finaliza a secretária.

Durante a visita, os servidores da Fundesporte que atuam nos programas esportivos vinculados à SED prestaram uma rápida homenagem à secretária Maria Cecília, agradecendo o empenho no fomento ao desporto nas escolas e o retorno das atividades nas instituições.

Texto e fotos: Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.