Encontro consolida parceria entre Fundesporte e gestores

Categoria: Eventos | Publicado: segunda-feira, março 20, 2017 as 15:51 | Voltar

 

Campo Grande (MS) – O Encontro de Gestores Esportivos de Mato Grosso do Sul, realizado na última semana pela Fundesporte, foi considerado um sucesso pela organização. Durante dois dias (16 e 17), representantes de mais de 60 municípios, de universidades, federações e associações discutiram formas de trabalho, estratégias e políticas públicas para o esporte e o lazer no Mato Grosso do Sul.

“Sucesso pleno. Os debates foram muito bons, com participação maciça dos gestores. Problemas foram solucionados, sugestões dadas. O encontro contribuiu muito para que tenhamos um calendário de esportes efetivo, democrático, coerente com as necessidades e de grande sucesso”, analisou o diretor-executivo, professor Silvio Lobo Filho.

Os gestores também ficaram satisfeitos. Os que estão iniciando no caminho da administração - como Adilson José Saraiva, secretário municipal de esportes de Miranda - destacaram a troca de experiências, sugestão de ações e possibilidade de parcerias. “Foi bem produtivo o encontro. Assumimos agora no começo do ano e estamos aprendendo ainda. Contribui bastante porque a gente interage com outros municípios, conhece e aprende muito. Ficamos sabendo como conseguir receber as ações da Fundesporte, como captar recursos. Já começamos com pedido de cursos de capacitação, em especial de arbitragem. Vamos levar as informações para a prefeita e estudar também receber jogos”, disse.

O secretário municipal de esportes de Vicentina também elogiou o encontro. “Muito bom para a gente que está começando porque sanou muitas dúvidas sobre parceria entre prefeitura e Fundesporte. É muito bom para a gente que está começando, ouvir a experiência dos outros e poder se capacitar. Queremos estar juntos com a Fundesporte em muitos eventos nos próximos quatro anos. Começamos com três dias de lazer no mês de fevereiro. Agora em março vamos receber o curso de capacitação em treinamento esportivo no espaço escolar. Isso é apenas o início”, disse o professor Marcos Antônio Barbosa que já participou dos jogos escolares promovidos pela Fundesporte, como técnico e foi campeão no vôlei de praia, em 2015, com a dupla masculina.

O gestor municipal de esportes de Jardim vive situação parecida com a do colega de Vicentina. Técnico dos meninos campeões do handebol dos Jems no ano passado, o professor Christian Grubert está dando os primeiros passos na administração municipal e aproveitou o encontro, ao máximo. “Foi muito esclarecedor em relação aos projetos. Deu um pouco de noção de como fazer. A Fundesporte priorizar o esporte escolar, com treinamento e material também dá aos municípios a oportunidade de seguir os mesmos moldes e padronizar o trabalho. Também foi muito bom para nós termos contato com as federações, o que do interior é mais difícil”, analisou.

O município de Jardim já é parceiro antigo da Fundação. Nos dois últimos anos, sediou etapas dos Jems e não deve ser diferente em 2017. “O prefeito está alinhado com a Fundesporte e quer levar duas etapas dos escolares este ano. Também estamos a postos para sediar os Jogos da Melhor Idade. Vamos conversar com a equipe da Fundesporte e tentar viabilizar isso”, contou Christian.

Veterano na função, o secretário municipal de esportes de Coxim, José Carlos também pretende sediar, novamente, uma etapa dos escolares e firmar mais parcerias. “Já temos um curso de capacitação, para nossos professores, agendado. Vamos levar lazer no aniversário da cidade e queremos sediar os Jojums. Hoje somos referência em organização e queremos voltar a realizar os jogos”, falou.  O secretário também comentou sobre a importância do encontro. “Quero parabenizar a Fundesporte e o Governo do Estado pela iniciativa. Foi muito proveitoso, sanou muitas dúvidas. A parceria Governo do Estado e município é muito importante. No momento financeiro que vivemos, é fundamental para o gestor saber caminhos para buscar recursos”.

A resposta dos participantes deixou o diretor-presidente da Fundesporte, professor Marcelo Miranda satisfeito e ainda mais animado para cumprir o calendário 2017. “Foi extremamente produtivo. A representatividade dos municípios, impressionante. Essa experiência foi a melhor porque os gestores participaram ativamente e vamos poder alinhar nosso trabalho de acordo com a expectativa deles. Tivemos relatos positivos que podem ser expandidos para outras partes do Estado. Vimos que tem um grupo assumindo que está com muito gás e dinamismo e que, junto com a Fundesporte, vai fazer um bom trabalho”, disse.

O diretor-presidente encerrou o encontro falando sobre o bom momento para o esporte e a necessidade de aproximação entre os gestores esportivos e os prefeitos. “A classe política está valorizando mais o esporte. Prova disso foi a presença do governador, deputados, prefeitos e vereadores em nosso encontro. Essa é hora de vocês terem uma conversa com os prefeitos e mostrar que para realizar eventos o custo é baixo e o impacto político e social, enorme. Há muita visibilidade. Por isso, colocamo-nos à disposição para atender cada um, tirar dúvidas, ajudar a organizar eventos e apresentar projetos. A Fundesporte está de portas abertas”, analisou.

CICLO DE CAPACITAÇÃO

O encontro incluiu o II Ciclo de Capacitação do Marco Regulatório do Terceiro Setor que informou aos participantes sobre as novas regras para realização de parcerias com o Governo do Estado. “Muitos profissionais e envolvidos com esporte têm dificuldades com a apresentação dos projetos. Com o ciclo e dando continuidade nesse processo de capacitação, vamos conseguir aumentar o número e a qualidade dos projetos apresentados”, disse o gerente de planejamento da Fundesporte, professor Luiz Antônio Stopa.

Ainda houve palestra sobre Paradesporto; captação de recursos federais; situação do desporto universitário; apresentação dos setores de trabalho e calendário 2017 da Fundesporte; e lançamento do Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo de Mato Grosso do Sul.

 

 

Aline Morais

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.