Campo Grande (MS) – A noite desta sexta-feira (30) foi de abraçar e parabenizar os representantes de Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares da Juventude. Os atletas de basquete, futsal, handebol e vôlei foram recebidos com festa por familiares e amigos e trouxeram duas medalhas na bagagem.
Pouco antes de pousar, os 93 integrantes da delegação foram parabenizados pela companhia aérea e aplaudidos pelos colegas de vôo. Depois, pegaram as malas e saíram para o saguão, onde foram ovacionados. As famílias dos times de Campo Grande – masculino de basquete do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e feminino de handebol do Licurgo de Oliveira – compareceram em peso com faixas e cartazes.
As campeãs do handebol foram as mais festejadas. Emocionadas, elas reencontraram as famílias que não cabiam em si, de tanta alegria. “Estou muito orgulhosa. Elas merecem muito. Elas treinaram demais. O esporte é fundamental para essas crianças tanto na educação e no crescimento, até no convívio dentro de casa melhorou. Minha filha melhorou em tudo”, disse Luciane Sanches, mãe da medalhista Camille Sanches. “É muito orgulho pra nós. Elas se esforçaram tanto. O handebol é tão importante para ela. Faz tão bem. Estamos muito felizes”, contaram os pais de Nicolly Moura, Elinei e Evangelista Moura. “Feliz demais, elas batalharam muito. O esporte ajuda em tudo, ajuda a desenvolver tudo, principalmente o caráter da pessoa”, falou Luiz Marcelo da Silva, pai de Ana Maria da Silva.
As outras equipes: femininas de basquete da Escola Parque São Carlos de Três Lagoas, de futsal da Escola Indígena de Amambai e de vôlei da Escola Calvoso de Ponta Porã; e as masculinas de futsal da Escola Comandante Dutra de Sonora, de handebol da Escola Castelo Branco de Jardim e de vôlei da Escola Calvoso também receberam o afago da torcida.
Felizes por terem representado bem o Estado na etapa nacional, os times do interior seguiram ontem mesmo para suas casas. Na bagagem, a principal riqueza foi a recordação. “Eu não queria que acabasse porque é tudo muito bom. Agora que vou mudar de categoria, não sei como vai ser, mas nós queremos continuar treinando para continuar vindo em brasileiros”, disse veterana Ketllen Oliveira, medalha de bronze no basquete com a equipe de Três Lagoas. “Gostei muito de tudo. Foi muito legal. Andei de avião, jogamos muito, fui à praia… estou muito feliz”, contou a jogadora Mascote do time de futsal de Amambai que, ainda ganhou pulseiras por ser a menor jogadora da competição.
“Foi uma experiência ímpar que adquirimos. Disputar jogos importantes e ainda proporcionar uma viagem dessas para os meninos, com viagem de avião e passeio na praia é inesquecível. E o apoio e a estrutura que a Fundesporte nos deu foram fundamentais”, disse o técnico Cristhian Grubert, do time masculino de handebol de Jardim. “Novamente foi muito bom participar. Não conseguimos medalhas por pouco. Vamos mudar algumas coisas e continuar treinando forte para voltar à competição. Também queremos agradecer à Fundesporte”, falou o técnico dos times de vôlei, Ademir de Oliveira, que terminou em quarto no feminino. “Foi um prazer participar e estar com todos. Agradeço ao corpo técnico da Fundesporte pelo auxílio e parabenizo o diretor-presidente por estar melhorando o apoio dentro e fora do Estado nas competições. Continuem assim”, disse o técnico do time de bronze de basquete, Ronaldo da Costa.
As medalhistas de bronze, de Três Lagoas seguiram para casa, onde eram esperadas com festa. A cidade estava feliz e ansiosa para ter de volta suas campeãs. “Essa medalha é mais uma prova de que vale a pena investir no esporte escolar. As meninas se esforçaram diariamente para treinar e representar bem nosso município e nosso Estado. Nossa intenção é dar condições para que, por meio do esporte, essas meninas possam ter um futuro melhor. Três Lagoas está muito orgulhosa. O Ronaldo e as garotas estão de parabéns”, comentou o secretário municipal de esportes de Três Lagoas, Walter Dias.
“Nossos atletas merecem todos os aplausos. Estamos muito satisfeitos com o desempenho e o resultado. Trabalhamos diariamente para isso. O Governo do Estado acredita no esporte como instrumento de transformação social, como forma de criar de oportunidades de vida. O esporte escolar é fundamental, é a porta de entrada para alcançarmos esses objetivos. Estamos muito felizes. Parabéns aos vencedores e aos participantes dos Jogos Escolares da Juventude e dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul. Sem o trabalho dessas pessoas, nada seria possível” concluiu o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda.
Aline Morais