Campo Grande (MS) – Festival on-line de embaixadinhas, promovido pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), faz a alegria da garotada na faixa etária de 11 a 17 anos. O objetivo é manter crianças e adolescentes, integrantes do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) – Treinamento Desportivo na modalidade futsal, ativos em casa durante a quarentena como prevenção ao contágio da Covid-19 e estimular a prática desportiva.
Além disso, a finalidade é promover, mesmo que virtualmente, a interação entre alunos-atletas e professores de Educação Física de diversos municípios do estado. No último sábado (24) foi realizada a primeira fase do desafio, em transmissão ao vivo entre os participantes (confira aqui). Os responsáveis técnicos da ação são os coordenadores da modalidade futsal do Prodesc, Flávio Denis de Andrade Medeiros e André Luiz Matos.
Ao todo, participaram 32 meninos e 11 meninas de escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) de 21 municípios: Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Batayporã, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia, Sonora, Três Lagoas e Vicentina.
Segundo o técnico desportivo e coordenador de futsal do Prodesc, Flávio Denis de Andrade Medeiros, na fase etapa classificatória foi utilizado o critério de maior número de embaixadas por minuto. As embaixadinhas podem ser feitas com qualquer parte do corpo (pé, coxa, peito, por exemplo) e só finaliza quando a bola cair no chão ou tocar em qualquer outra superfície.
“Vimos no Festival de Embaixadinhas uma forma de incentivar esses atletas a continuarem se dedicando ao treinamento, mesmo com a pandemia, e também para estimular o espírito competitivo saudável. O futsal é uma das principais modalidades oferecidas nas escolas estaduais e com um número expressivo de atletas”, destaca Flávio Medeiros.
Pelo masculino, na categoria de 11 a 14 anos, Pedro Henrique dos Santos Oliveira foi o vencedor, representando a Escola Estadual Braz Sinigáglia, de Batayporã. Já na de 15 a 17 anos, Lucas Kayky, da EE Dorcelina de Oliveira Folador, de Novo Horizonte do Sul, levou a melhor.
No feminino, Thais Sanche dos Santos, na faixa etária de 11 a 14 anos, foi a campeã. Ela representou a EE Emannuel Pinheiro, de Vicentina. Na categoria acima, venceu Leandra Lilian Rodeline Batista, da EE Scila Medici, de Deodápolis.
Copa dos Campeões de Embaixadinhas – No próximo sábado (1), os campeões de cada faixa etária vão disputar o título definitivo do Festival, na Copa dos Campeões. Os participantes serão avaliados por tempo, ou seja, vence quem ficar mais tempo realizando embaixadas. A Copa será transmitida ao vivo, a partir das 9 horas, no canal do Futsal Prodesc no YouTube (clique aqui para acessar).
O Prodesc
O Prodesc é desenvolvido pela Fundesporte em parceria com o Núcleo de Esportes (Nesp) da SED e objetiva incentivar a prática esportiva relacionada aos aspectos educacionais e à preparação para a vida em sociedade. O treinamento desportivo em diversas modalidades, coletivas e individuais, é realizado no contraturno das aulas da Rede Estadual de Ensino (REE), atendendo também Uneis, comunidades indígenas e quilombolas.
A finalidade também é identificar potenciais talentos esportivos entre os alunos-atletas. Em 2021, mais de 890 projetos foram aprovados e vão atender instituições de ensino de 62 municípios do estado. Além do Programa Especial de Esporte e Lazer Inclusivo, o Prodesc possui outros projetos vinculados: “Projeto Bom de Bola, Bom na Escola”; Programa Forças do Esporte (Profesp), das Forças Armadas; e Projeto MS Campeões – Treinamento Desportivo.
Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)
Fotos: Reprodução/YouTube