Fundesporte é parceira de Congresso Saúde no Esporte

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, maio 10, 2016 as 08:55 | Voltar

Campo Grande (MS) - A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e a Associação Brasileira de Odontologia Seção de Mato Grosso do Sul (ABO/MS) realizam, até quarta-feira, o I Congresso Brasileiro de Saúde no Esporte. Dezenas de acadêmicos e profissionais de odontologia, fisioterapia, nutrição,biomedicina, psicologia, educação física e medicina discutem estrategias e ações integradas para promoção da saúde na prática esportiva.

O objetivo do congresso é atualizar acadêmicos e profissionais com
atuação no esporte, nas áreas de saúde e humanas, por meio da troca de experiências, conhecimentos e tecnologias.O evento, realizado o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, inclui palestras, paineis e mesas-redondas.

Na abertura, na manhã desta segunda-feira, organizadores e parceirosfalaram sobre a importância do congresso. “É uma honra estar  aqui ediscutir ações de saúde para diminuir lesões e o sofrimento do atletaporque isso só é possível quando trabalhamos em conjunto: odontologia e especialidades esportivas de outras profissões. Somente trabalhando em conjunto por um bem maior podemos dizer que realmente temos atletas saudáveis”, disse o presidente do Congresso Reinaldo Akamine.

“É muito importante que os profissionais se unam numa atuação
interdiciplinar sem corporativismo. Sigam de mãos dadas, sem
sobreposição, pensando na saúde da população, no desenvolvimento do esporte em todo Estado e a formação do atleta saudável e com longevidade no esporte. O congresso é bom para reunir esses profissionais e tornar a ação integrada uma realidade”, comentou o diretor-presidente da Fundesporte Marcelo Miranda.

O apoio da fundação foi destaque na fala do diretor-presidente da
ABO/MS Carlos Magno Oliveira Rodrigues. “Só temos a agradecer à
Fundesporte pela parceria, pela correalização do congresso, ainda maisde última hora. Sabemos do grande trabalho que está sendo feito pela gestão atual, das inovações feitas nos jogos e do empenho em promover o esporte e o lazer. Com esse apoio conseguimos realizar aqui em Campo Grande o primeiro congresso brasileiro de saúde no esporte com a odontologia esportiva como especialidade reconhecida”.

A primeira palestra foi com o jogador de futebol Amaral - ex-seleção
brasileira, Palmeiras, Corinthians, Vasco e com passagens por diversos clubes europeus. O atleta, ainda em atuação profissional aos 42 anos, contou um pouco de sua história, dos cuidados com a saúde e hábitos adquiridos. Citou a descoberta da importância da saúde bucal e do estudo para uma boa qualidade de vida. “Eu não estudei muito. Naquela época era estudar ou trabalhar, por isso valorizem a oportunidade que vocês estão tendo. Trabalho desde pequeno e aos 17 comecei a jogar. Sempre me cuidei, nunca bebi porque trabalho com meu corpo. Estou com 42 e pelos testes que fiz posso jogar bem até os 48 pelo cuidado que teu tenho. Saúde é fundamental e muita coisa começa com problema no dente, por exemplo. Cárie pode levar a um problema muscular e eu não sabia disso”, explicou.

13133205_994170393997463_2084474616492189986_n (1)

As atividades continuam até a tarde de quarta-feira.Os palestrantes
abordam temas como fisioterapia na prática esportiva, problemas bucais e rendimento esportivo, suplementação esportiva, doping, checkup, comportamento e ansiedade na prática esportiva.

 

Aline Morais Assessoria de Comunicação

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.