A emoção de ir ao estádio pela primeira vez ou de retornar depois de muito tempo. Alegria de um povo apaixonado pelo futebol. A noite de quarta-feira foi da volta de um dos times mais tradicionais do Estado ao Morenão: o Operário. Cerca de 2500 pessoas foram ver o jogo contra o União ABC. Entre elas, crianças que receberam atenção especial da equipe da Unidade de Esporte de Participação e Lazer da Fundesporte. Em parceria com o Galo, mandante do jogo, a fundação proporcionou aos torcedores momentos de lazer.
Na entrada, os pequenos puderam aproveitar o tobogã. O brinquedo inflável que mistura escalada e escorregador divertiu as crianças enquanto os pais compravam ingressos e esperavam o início do jogo. Emanuelle Silva era uma das mais animadas. “Está muito legal. Eu vim com minha mãe e meu pai porque o papai é apaixonado pelo jogo”, contou a garota. Larissa também se esbaldou. “Gostei muito. Eu nunca tinha vindo e ainda teve brinquedo”. João Pedro, que costuma assistir aos jogos com o avô, não teve dúvidas ao dizer qual o melhor da noite. “Sempre que tem jogo eu venho. Eu achei muito bom vir ao Morenão. Brincar? Eu achei ótimo”.
Os pais também gostaram da proposta. Luciana Silva, mãe de Emanuelle e espectadora assídua, elogiou a iniciativa da Fundesporte e a volta do Morenão. “É muito interessante porque as crianças podem se divertir enquanto esperam. Minha filha ficou muito feliz. E poder voltar ao Morenão é muito bom. A Emanuelle ficou abismada e disse que é como ela via na televisão”. A mãe de Larissa, Renata Espíndola, que foi pela primeira vez ao estádio, concorda. “Eu estou achando tudo muito legal. Meu marido quis vir e nós viemos juntos. Ter o brinquedo aqui é muito bom porque a criança não fica ansiosa esperando para entrar”.
Convidados
Crianças foram convidadas pela Fundesporte para assistir ao jogo no estádio. A equipe do projeto Futebol de Alto Rendimento MS, apoiado pela fundação, foi com o técnico ver uma partida oficial. Os meninos treinam futebol para, no futuro, tornarem-se jogadores profissionais “Queremos agradecer a Fundesporte pela oportunidade. É importante estar aqui para ver como funciona um jogo profissional e ainda poder apoiar o nosso futebol”, disse o técnico Everton Amaral.
Garotos que nunca tinham ido ao Morenão ou nem se lembravam de como era, já se imaginavam no lugar dos jogadores. “Eu sonho em ser jogador profissional. Estar aqui agora é uma emoção inexplicável. A gente já sente a vibração da torcida. É muito bom”, contou o integrante do projeto, Edmar Marques.
Outra criança que viu pela primeira vez um jogo no Estádio Pedro Pedrossian foi Artthur Didier. O encantamento estava nos olhos do garoto de 10 anos que vivenciou cada segundo da experiência. A festa começou nos brinquedos e continuou dentro do Morenão. Ele acompanhou atentamente cada lance da partida, vibrou com a torcida, comentou o jogo e imaginou um dia de casa cheia. “Eu gostei muito. Nunca tinha vindo aqui. É bem legal com a torcida. Já pensou ver Corinthians e Flamengo aqui? Ia ficar lotado”. Artthur disse não torcer para nenhum time do Estado ainda, mas ficou impressionado com a galera do Galo, simpatizou com o União ABC e pretende voltar.
A felicidade dos pequenos trouxe a sensação de dever cumprido para a Fundesporte. “É isso que queremos: oferecer opções de lazer para a família, estimular a torcida a comparecer aos estádios, torcer por nossos times e pelo nosso futebol. Tenho certeza de que muitos saíram daqui ainda mais animados. A ideia é ampliar nossas ações ao longo do campeonato estadual. Queremos que mais pessoas tenham a oportunidade de assistir a um jogo no estádio”, afirmou o chefe da Unidade de Esporte de Participação e Lazer, Rodrigo Miranda, que foi ao Morenão com a filha, pequena torcedora e aluna do colégio ABC.
Operário x União ABC
Em campo, o Operário não deu chances ao União ABC. Dominou a partida e não permitiu que o adversário ameaçasse sua meta durante todo o primeiro tempo. No mesmo período fez 3×0 com gols de Agnaldo, Wilson e Rodrigo Gral. No segundo tempo, o Galo fechou a goleada com Agnaldo voltando a balançar a rede. Fim de jogo: Operário 4 x 0 União ABC.
As duas equipes voltam ao Morenão no fim de semana. O União enfrenta o Costa Rica no sábado e o Galo pega o Novo, no domingo.
Os clubes que jogam o Campeonato Estadual de Futebol da Série A contam com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte.
Texto: Aline Morais
Fotos: Mauro Resstel