Fundesporte promove evento para “A Hora do Planeta”

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 18, 2016 as 11:42 | Voltar

Campo Grande (MS) – Conscientizar para o problema das mudanças climáticas no planeta, apagar as luzes, praticar atividade física e ainda ouvir boa música, num dos mais bonitos espaços verdes do Estado: o Parque das Nações Indígenas. Com essa programação, a Fundesporte e parceiros incluíram Campo Grande entre as 96 cidades brasileiras a aderir à Hora do Planeta, promovida pelo WWF-Brasil.

Pela oitava vez no país, a organização mobiliza pessoas para desligarem as luzes de suas casas e empresas das 19h30 às 20h30, na próxima sábado (19). Os objetivos são chamar atenção das pessoas e dos governos para as mudanças climáticas, buscar soluções e propor mudanças de comportamento.

“Para o WWF-Brasil, a Hora do Planeta é um momento único de mobilização. A cada ano, envolvemos um número maior de representantes de diversos segmentos da sociedade em uma grande reflexão, não só sobre o aquecimento global, mas também sobre a adoção de novos hábitos e maneiras de se relacionar com o meio ambiente”, afirmou o secretário-geral do WWF-Brasil, Carlos Nomoto.

Além do apagar das luzes em símbolos da cidade como o Obelisco e a Praça das Araras, o evento inclui atividades como caminhada, passeio ciclístico e show musical com Jerry Espíndola. Integrantes do projeto Florestinha, realizado pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental, e escoteiros do grupo Desbravadores participam da caminhada e dão dicas de comportamentos ecologicamente corretos.

A partir das 18h30, a equipe da Fundesporte já estará no Parque das Nações Indígenas para receber os participantes. A abertura do evento é às 19h. Meia hora depois as luzes se apagam e começam a caminhada e o passeio ciclístico. Depois, a animação fica por conta do cantor sul-mato-grossense, na Concha Acústica Helena Meireles.

“Todos estão convidados para compartilhar conosco esse momento de defesa do meio ambiente. Vamos apagar as luzes de nossas casas e ir para o Parque das Nações nos mobilizarmos por uma vida mais saudável, por um meio ambiente sadio para a nossa e para as próximas gerações. Vamos caminhar e pedalar para mostrar que é possível ajudar com pequenas mudanças em nossas rotinas como andar mais a pé e de bicicleta. Reduzir o uso de carros e de motos é contribuir para a qualidade de vida, para a diminuição da poluição e das mudanças climáticas”, justificou o gerente de Esporte de Participação e Lazer da Fundesporte, Rodrigo Barbosa de Miranda, um dos idealizadores da programação na Cidade Morena.

“Promover a qualidade de vida. Esse é nosso principal objetivo na Fundesporte, seja no esporte escolar, no de participação, no de alto rendimento ou nas atividades de lazer. A saúde e o bem-estar do sul-mato-grossense é nossa prioridade. Um evento como a Hora do Planeta merece nossa atenção por ir ao encontro desses objetivos. Vamos nos mobilizar e nos reunir na próxima sexta-feira”, convidou o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

A Hora do Planeta em Campo Grande ainda conta com o apoio de Sesc/Fecomércio, Secretaria Estadual de Educação (SED), Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS), Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur), Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Banco do Brasil, Instituto Mamede, Rede de Economia Solidária (Rede Ecosol), Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, Comissão de Meio Ambiente da OAB (Comam), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Comando Militar do Oeste (CMO), Rádio Blink e FM Educativa.

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da

Natureza. Objetiva harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

A missão da Rede WWF inclui acabar com a degradação do meio ambiente natural, promover o uso sustentável dos recursos naturais e a redução da poluição, além de construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.