Campo Grande (MS) – O sul-mato-grossense Fernando Rufino de Paulo assegurou, neste sábado (15), a segunda medalha de ouro na etapa de Szeged, na Hungria, da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, seu último compromisso antes da Paralimpíada de Tóquio-2021. Desta vez, o paratleta apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), foi o mais rápido na prova de 200 metros da classe KL2 masculino (caiaque para atletas que utilizam braços e tronco para remada).
Para alcançar o lugar mais alto do pódio, Rufino bateu a marca de 44s22 e deixou para trás o ucraniano Mykola Syniuk (44s43) e o britânico David Phillipson (44s88). Popularmente conhecido como “Cowboy de Aço”, o paracanoísta foi o melhor brasileiro na competição na Hungria. Na sexta-feira (14), pela classe VL2 (canoa) masculino, ele terminou a disputa em 54s28, faturando o ouro.
O paratleta é natural de Eldorado (MS), mas atualmente reside em Itaquiraí (MS) e em Ilha Comprida, no interior de São Paulo, onde realiza os treinamentos de alta performance e rendimento. “Conquistar essas duas medalhas de ouro neste evento, no nível super alto que estava, é motivo de muito orgulho, de muita felicidade, de um trabalho com meu treinador Thiago Pupo, um cara sensacional”, comemorou.
“Estou representando o meu Brasil, a minha família, minha cidade Itaquiraí (MS), o meu povo e a cidade de Ilha Comprida (SP), onde eu faço meu treinamento e que é o polo da paracanoagem. Fico muito feliz e honrado de levar essas medalhas pra casa e reforçar o meu passaporte pra Tóquio, acreditando que a gente possa trazer mais medalhas olímpicas”, completou Rufino, em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
A seleção tupiniquim fechou a Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem na Hungria com quatro medalhas. Além das condecorações douradas do Cowboy, uma prata e um bronze foram garantidos. Assim, o Brasil terá sete cotas na paracanoagem.
Fernando Rufino já está classificado para os Jogos Paralímpicos de Verão 2021, de Tóquio, no Japão, e levará as cores de Mato Grosso do Sul ao maior evento esportivo do mundo, de 24 de agosto a 5 de setembro. Ele disputará os 200 metros no caiaque (KL2). O paratleta assegurou a vaga em 2019, após terminar em sexto lugar na mesma Copa do Mundo Paracanoagem, em Szeged, na Hungria.
Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)
Fotos: Divulgação/ICF