In-Forma-AÇÃO: MS potência na forma-ação – Vi-vendo os Jogos Escolares 2021

Categoria: Série In-Forma-AÇÃO | Publicado: sexta-feira, agosto 20, 2021 as 15:26 | Voltar
MS potência na forma-ação: vi-vendo os Jogos Escolares 2021

 

Por Fabiane Macedo*

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul estão sendo entendido como um contexto ímpar das díades duradoras dos processos proximais do desenvolvimento das crianças e jovens sul-mato-grossenses. Desta forma, o texto da série “in-forma-AÇÃO” objetiva dissertar sobre reflexões da importância de ver oportunidades e cuidados nos encaminhamentos do evento em época de pandemia, para que os escolares do estado possam viver a experiência única dos Jogos Escolares.

Entende-se que este é um dos maiores desafios e conquistas do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) para a realização dos Jogos em época de pandemia, com o conjunto harmônico da Secretaria de Educação (SED) e Secretaria de Saúde (SES). Os cuidados tais como: a) testar todos os profissionais e integrantes das delegações; b) manter rigorosamente os protocolos de biossegurança são de responsabilidade ética dos gestores do evento.

Mas o olhar cuidadoso das características e necessidades educacional, social, afetiva que os Jogos Escolares trazem como marco na vida de crianças e jovens é o diferencial dos gestores do estado de Mato Grosso do Sul, em particular representado pelo governador Reinaldo Azambuja, que acredita, assume e efetiva políticas públicas compromissadas com o desenvolvimento humano dos sul-mato-grossenses a partir da disposição as ações de esporte e lazer.

Tal como os Jogos Escolares da Juventude de MS, realizados de forma presencial em Campo Grande, capital do estado, com as modalidades dos esportes individuais, sendo estes: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, outros projetos e programas são mantidos pela Fundesporte mesmo com a pandemia. A Fundesporte, neste momento crítico, objetiva o cuidado em manter vivo nas crianças e jovens de Mato Grosso do sul o fazer, o ter, o ser e o sentir nas/pelas experiências da cultura corporal de movimento representada pelos esportes.

Sabido que os Jogos Escolares são o ápice do sentido e do significado das práticas esportivas realizadas por crianças e jovens, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul encoraja-se em mais um evento que marca a potência das tomadas de decisões assertivas da governança a frente das atividades de esporte e lazer. O desporto escolar no estado, traçado a partir das três dimensões teóricas (complexidade e organização das habilidades motoras/esporte, prontidão biológica do estudante/atleta, e as condições do ambiente/escola), atende em 2021 programas/projetos esportivos, para vivências do esporte no estado, e assim é: a) o Programa MS Desporto Escolar – Treinamento Desportivo (Prodesc), b) o Programa Especial de Esporte e Lazer Inclusivo, Indígenas, Quilombola e as Unidades Educacionais de Internação (Uneis), c) o Programa Força do Esporte (Profesp), d) o Projeto Bom de Escola, Bom de Bola, e o e) Projeto MS Campeões - Treinamento Desportivo.

Desta forma, considera-se que os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, em especial em época de pandemia, é por si, a excelência da representatividade do esporte escolar em Mato Grosso do Sul. E neste sentido acredita-se que todos os envolvidos no evento possuem a sensibilidade e o compromisso de manter aceso o que há de melhor no esporte escolar: propiciar o ver e viver grandes eventos esportivos.

 

______

* Fabiane de Oliveira Macedo é graduada em Educação Física e especialista em Motricidade Humana pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atualmente, é assessora especial da presidência da Fundesporte.

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.