In-Forma-AÇÃO: Realiza-Ação – O desporto escolar em MS

Categoria: Série In-Forma-AÇÃO | Publicado: quinta-feira, abril 15, 2021 as 08:19 | Voltar
Realiza-Ação: o desporto escolar em MS

 

Por Fabiane Macedo*

A partir de um dos princípios que sustenta as discussões sobre o desporto escolar, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul legitima políticas públicas promovendo ações na rede estadual de ensino, em conjunto às escolas municipais, particulares e com a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

O desporto escolar em Mato Grosso do Sul é desenvolvido a partir das três dimensões: a) complexidade e organização das habilidades esportivas (tarefa/técnica), b) a prontidão biológica do estudante-atleta (indivíduo/maturação), e c) as condições de percepção, cognição e ação (ambiente/metodologia), promovendo programas e projetos de esportes, que aprimoram e aperfeiçoam o desempenho esportivo de crianças e adolescentes.

Para o ano de 2021, o Núcleo de Esporte (Nesp) da Secretaria de Estado da Educação (Sed/MS), conectado à Fundesporte, atenderá cinco importantes programas/projetos esportivos: a) Programa MS Desporto Escolar – Treinamento Desportivo (Prodesc), b) Programa Especial de Esporte e Lazer Inclusivo, Indígenas, Quilombola e Unidades Educacionais de Internação (Uneis), c) Programa Forças no Esporte (Profesp), d) Projeto “Bom de Escola, Bom de Bola”, e e) Projeto MS Campeões – Treinamento Desportivo.

Fomentando a capacitação profissional direcionada ao desporto na/da escola, a Fundesporte promove nos meses de abril e maio deste ano a série de cursos on-line “Jornadas Sobre Treinamento Desportivo na Escola”, abordando as seguintes temáticas: a) “Ferramentas para o treinamento à distância”; b) “Planejamento básico de treinamento desportivo”; c) “A proatividade do professor técnico no desenvolvimento do treinamento desportivo”; d) “Perfil atleta-avaliação inicial do treinamento desportivo”; e) “A Covid-19 e as edificações no esporte”; f) “Entre edições as mulheres no/do esporte escrevem suas narrativas”; g) “Assédio e outras manifestações da violência no esporte”; e h) “Organização de competições no desporto escolar”.

Na imagem a seguir, identifica-se o número significativo de programas/projetos que envolvem o desporto escolar em Mato Grosso do Sul e se justifica o quão é necessário o olhar cuidadoso da Fundesporte sob as formações continuadas para sustentarem estas ações.

Principal evento escolar-esportivo do estado, os Jogos Escolares da Juventude de MS passam, anualmente, por diversas cidades, com disputas em 14 modalidades, na faixa etária de 12 a 17 anos. A competição é um fator a mais de motivação dos jovens, especialmente os atendidos pelo treinamento escolar do Prodesc nas escolas, observando-se maior dedicação dos alunos-atletas nos treinos e a ampliação dos esforços nos estudos. A cada ano, o número de participantes aumenta. Na última edição, em 2019, participaram 4.994 alunos-atletas (3.360 nas coletivas e 1.634 nas individuais), de 525 escolas (101 municipais, 323 estaduais, 97 privadas e quatro federais).

Em 2015, a competição passou por uma reformulação em sua estrutura organizacional e de execução, tomando grandes proporções e se tornando referência no país. O atendimento com qualidade e conforto a atletas e técnicos é uma prioridade da Fundesporte desde o início da atual gestão. As delegações não precisam mais ficar em alojamentos, por exemplo, pois a estrutura hoteleira passou a ser utilizada. Atividades culturais e ações de conscientização com o meio ambiente também são fomentadas.

De forma geral, a Fundesporte vem subsidiando a formação esportiva na escola, oferecendo oportunidades para que os professores de Educação Física de Mato Grosso do Sul desenvolvam programas e projetos esportivos como atividades extracurriculares que contemplam as questões da detecção, seleção e promoção de talentos esportivos. 

 

______

* Fabiane de Oliveira Macedo é graduada em Educação Física e especialista em Motricidade Humana pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atualmente, é assessora especial da presidência da Fundesporte. 

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.