Campo Grande (MS) – A descida da rampa da ciclista Fernanda Dávila, de Jardim, na prova contra o relógio, marcou a história dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul. Pela primeira vez, o ciclismo integra os JEMS. Fruto dos esforços da Fundesporte e da Federação de Mato Grosso do Sul de Ciclismo (FMSC).
“É uma grande inovação. Desde que iniciamos a gestão era meta nossa incluir o ciclismo para participarmos de uma competição nacional muito importante, na qual não eramos representados. Vai haver um fomento em nivel escolar, a partir dessa iniciativa da Fundesporte e do Governo do Estado de dar a oportunidade aos atletas de disputarem jogos nacionais que são seletivas para o Sulamericano escolar”, explicou o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda.
“ Há varios anos lutamos para incluir o ciclismo nos jogos escolares. Este ano, procuramos o Marcelo novamente e foi tomada a iniciativa. É muito importante porque a gente começa a criar novos atletas e a descobrir novos talentos. Os escolares são um grande incentivo para eles começarem a pedalar porque as provas têm custo muito alto. Aqui nos JEMS, não. Nos próximos anos temos certeza de que vai crescer muito”, analisou o presidente da FMSC Carlos Cesar Gimenes.
A vencedora da prova histórica foi Maria Isadora Rodrigues de Campo Grande, com o tempo de 53’80. “Eu estou bem feliz. Eu estava bem nervosa porque eu não sabia se eu ia conseguir. Mas foi muito bom. Ter a chance de representar Mato Grosso do Sul vai ser diferente para mim porque eu nunca competi fora do Estado. Será uma experiência muito boa”, disse Maria Isadora que pratica o ciclismo desde o ano passado.
O amor por pedalar vem de família. O pai é uma das grandes influências. “É saudável. A família toda pedala e a gente acaba incentivando os filhos que seguem nosso exemplo de praticar um esporte”, contou João Guilherme Rodrigues que, ainda elogiou a inclusão da modalidade nos JEMS. “Estava faltando colocar o ciclismo na competição. O Estado precisava disso. E ver minha filha representar Mato Grosso do Sul no brasileiro é um sonho que queremos realizar”.
A prata na prova contra o relógio ficou com Bianca Almeida, também da Capital, que completou o percurso em 54’67. Fernanda Dávila terminou em terceiro com a marca de 58’73. Na prova dos 10km, Maria Isadora e Bianca fizeram 15 pontos. O ouro ficou com Bianca no critério de desempate.
MASCULINO
No masculino, Jerry Garcia, de Maracaju, foi o primeiro nas duas provas do dia: contra o relógio e 15km por pontos. O ciclista treina nas ruas de sua cidade, desde dezembro. Três vezes por semana, une-se a um trio de amigos para pedalar. A principal meta era vencer os Jogos Escolares.
Jerry fez a marca de 46’34 na prova contra o relógio e somou 27 pontos na prova dos 15km. Na primeira, ficou quase três segundos à frente dos medalhistas de prata e bronze. Brunno Becker, de Jardim, fez 49’05 e Marcio Felipe Martins, de Rio Brilhante, 49’29. Na prova dos 15km, o ciclista de Maracaju completou primeiro cinco das seis voltas. Somou oito pontos a mais que Brunno, que fez 19, e repetiu o segundo lugar. A medalha de bronze foi conquistada por Talisson Franco, de Jardim, que marcou 11 pontos.
Entusiasmado e extremamente feliz, Jerry quase não conseguiu falar sobre as vitórias. “Eu fiquei muito ansioso. Meu coração ficou apertado. Eu não sabia se eu tinha ganhado, mas daí falaram meu nome e fiquei muito feliz. Eu queria muito ganhar os jogos escolares. A minha vontade é representar Mato Grosso do Sul nos jogos nacionais. É isso que eu quero”, disse eufórico.
O ciclismo dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul continua na manhã deste domingo, a partir das 8h, com largada e chegada em frente à Secretaria de Estado de Administração, no Parque dos Poderes. Os vencedores integram a delegação de Mato Grosso do Sul que participa dos Jogos Escolares da Juventude, etapa 12 a 14 anos, no mês de setembro, em João Pessoa (PB).
Aline Morais – Assessoria de Comunicação da Fundesporte