JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE DE MS

Termo de Adesão  Regulamentos  Anexos  Boletins  Resultados  Notícias

Os Jogos Escolares da Juventude de MS têm por finalidade aumentar a participação dos alunos em atividades esportivas nas Instituições de Ensino, públicas e privadas, do Estado de Mato Grosso do Sul, e promover a ampla mobilização da juventude estudantil estadual em torno do esporte, além de servir como seletiva para a Etapa Regional e Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude do Comitê Olímpico do Brasil.

Ao educar o jovem por meio da prática desportiva escolar estamos cada vez mais difundindo e reforçando a construção da cidadania e dos valores do esporte, estes direcionados para a construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play. Por intermédio das atividades desportivas, crianças e jovens constroem seus valores, seus conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades.

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul consistem nas maiores manifestações do esporte escolar estadual, envolvendo 7.118 pessoas sendo 5.677 atletas e 356 equipes em 2019, disputando 13 modalidades divididas em coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol) e individuais (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez).

As competições são realizadas nas cidades sul-mato-grossenses movimentando a economia local. Em 2019, 99 hotéis hospedaram os alunos-atletas, técnicos e responsáveis pelos eventos e foram servidas 47.757 refeições nos jogos. Reunindo os classificados municipais, os Jogos têm duração de 3 a 5 dias por etapa. Os atletas são separados por categorias, sendo de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

Centro Poliesportivo da Vila Almeida atende duas mil pessoas por mês

</p