Dourados recebe até a próxima sexta-feira (25), os Jogos Escolares da Juventude (Jojums)modalidades basquete, handebol e vôlei. Cerca de 450 atletas, com idade entre 15 e 17 anos, disputam o título e o direito de representar o Estado na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, no mês de novembro, em Londrina.
“A expectativa é muito grande. Estamos com equipes boas, de professores que trabalham há tempos com esporte escolar e estão preparando bem seus atletas. Vai ter muita disputa boa. Esperamos selecionar times que representem bem Mato Grosso do Sul e briguem por medalhas no nacional”, avaliou o diretor-geral dos Jojums, professor Paulo Manzano.
A abertura ocorreu na noite desse domingo (20), no ginásio da Unigran. Representantes das delegações dos 19 municípios participantes desfilaram na solenidade que ainda teve apresentação circense. O atleta Gabriel Bonato, da equipe de handebol de Dourados acendeu a pira olímpica e a também douradense e jogadora de handebol Luana Farias fez o juramento dos atletas.
Participaram da abertura os diretores-presidentes da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Miranda e da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) José Antônio Coca do Nascimento, além do deputado estadual José Carlos Barbosa (Barbosinha), do vereador de Dourados Valdenir Machado e da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável Elizabeth Salomão.
“Não podíamos fechar o ano sem trazer jogos para Dourados, uma cidade tão importante economicamente, com bom trabalho tanto na administração do esporte quanto no treinamento e aulas oferecidos pelos profissionais da Educação Física. É uma oportunidade de coroar Dourados”, justificou o diretor-presidente da Fundesporte.
Na cidade-sede, o clima é de satisfação em sediar os Jojums.”É muito importante receber esses jogos porque podemos ver os futuros atletas em ação e proporcionar a eles momentos de congraçamento. Além disso ainda rende dividendos e gera riquezas para a cidade. Extrapola o lado esportivo”, disse o diretor-presidente da Funed. A secretária Elizabeth completou. “Isso reflete diretamente na economia porque movimenta todo o trade turístico como hotéis e restaurantes . O nosso povo é acolhedor, então é extremamente gratificante receber os jogos”.
Os representantes do legislativo também ressaltaram a importância do investimento no esporte e da realização dos Jojums. “O esporte é a atividade mais barata e de maior repercussão política e social. O custo é baixo e o resultado social e humano grande. O jovem que pratica esporte não se envolve em caminhos obscuros. Dedicar-se ao esporte é dedicar-se à própria vida”, disse Barbosinha. O vereador Valdenir Machado concorda. “É uma oportunidade de receber o oxigênio dessa juventude, desenvolver talentos e mostrar que MS e Dourados são fortes e têm potência no esporte”, afirmou.
JOGOS
No basquete participam 13 equipes. No naipe feminino, a competição é entre Campo Grande, Maracaju e Nova Andradina. Entre os meninos, disputam o título: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Maracaju, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e Vicentina.
No handebol, jogam pelo primeiro lugar, no feminino, as equipes de Campo Grande e Dourados, numa melhor de três partidas. No masculino, a briga é entre: Amambai, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Nioaque, Ponta Porã e São Gabriel D’Oeste.
No vôlei, nove times femininos estão no campeonato: Aquidauana, Batayporã, Brasilândia, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Jardim e Ponta Porã. No masculino, 11 equipes disputam o título dos Jojums: Amambai, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Paranhos, Ponta Porã e Porto Murtinho.
Os jogos começam nesta segunda-feira a partir das 8h da manhã. A Unigran recebe partidas de basquete (masculino) e handebol. As meninas do basquete se enfrentam no Sesc. Já o vôlei ocorre na Escola Franciscana Imaculada Conceição e na AABB.