Dourados (MS) – A Fundesporte promoveu, na noite de 13 de junho, no auditório da prefeitura municipal de Dourados, uma clínica sobre “Capacidades físicas no treinamento de equipes escolares – 15 a 17 anos”. O evento faz parte da programação dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul e tem como principal objetivo auxiliar na melhora do rendimento das equipes escolares do Estado.
Mario Sergio Vaz da Silva, doutor em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo, ministrou a capacitação. Na explanação, destacou pontos importantes sobre condicionamento e preparação física, técnicas de avaliação e treinamento de equipes escolares. Como diferencial, utilizou jogos dos Jojums para ilustrar a apresentação. Profissional de Educação Física, Mario Sergio estuda e tem experiência em Fisiologia do Exercício voltada para promoção da saúde e condicionamento e avaliação física, currículo que conquistou o interesse dos técnicos.
“Foi muito interessante porque além de aprendermos, vimos que estávamos fazendo algumas coisas erradas, como por exemplo, mandar um atleta que acabou de sair do jogo sentar e descansar. Na clínica, vimos que pela fisiologia o ideal é fazer com que eles continuem andando e se movimentando um pouco e não parar de uma vez”, comentou o técnico da equipe masculina de Batayporã, Diego Ricardy. As explicações sobre a Fisiologia do Exercício também foram o ponto alto apontado pela técnica do time feminino de Batayporã, Nelci Emboava. “Em competições com muitos jogos seguidos como os Jojums, o desgaste é inevitável. É bom conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do organismo do atleta para tentar minimizar os riscos de lesões”, disse.
As sugestões de testes e treinamentos que podem ser utilizados no trabalho diário foram destacados pela equipe técnica do time feminino de Itaquiraí. “Foi muito bom participar porque vimos uma série de exercícios que podemos fazer na escola”, contou a auxiliar técnica, Micaela Arroyo. “Algumas dicas e técnicas já podemos aplicar aqui”,completou a técnica Pricila Navarro.
A principal qualidade da clínica para os participantes foi tratar o assunto de forma acessível e próximo à realidade das equipes. “Já participei de outras clínicas da Fundesporte nos jogos. Essa foi a melhor porque abordou o assunto voltado para as nossas condições de trabalho e estrutura. Os exemplos dados, as técnicas sugeridas podem ser usados por todos nós em nossos municípios. Foi uma oportunidade muito boa”, avaliou Adriano Padilha, técnico da equipe feminina de Nova Andradina.
Também participaram da clínica acadêmicos de Educação Física.
Os Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul estão sendo disputados em Dourados e seguem até sexta-feira. A final feminina está marcada para amanhã. Enfrentam-se Campo Grande e Dourados.
Aline Morais