O diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda, recebeu nesta quarta-feira (11.03) o deputado estadual Renato Câmara. Na reunião, o parlamentar apresentou solicitações de apoio a projetos esportivos, junto a representantes da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira (AECNB) de Campo Grande e das reservas indígenas Jaguapiru e Bororó, de Dourados.
Presidente da AECNB, Nilson Tamotsu Aguena tratou de dois eventos desportivos, no ano em que o clube social completa 100 anos. O primeiro diz respeito à 36ª edição do “Undokai”, tradicional gincana esportiva e educativa da cultura japonesa que reúne pessoas de várias gerações, prevista para ocorrer no dia 3 de maio. Já o segundo refere-se à 16ª Copa Nippak de Tênis, a ser realizada de 4 a 7 de setembro.
“Sem o apoio do Governo do Estado, não teríamos condições de realizar eventos na Nipo, de movimentar nossa comunidade. A Fundesporte sempre foi nossa parceira e o diretor-presidente sempre participa das atividades que promovemos”, enfatizou Aguena.
Posteriormente, os representantes das comunidades indígenas douradenses Jaguapiru e Bororó entregaram o projeto de realização dos Jogos Escolares Indígenas 2020, que serão organizados em outubro. Além disso, a reunião teve como finalidade discutir a elaboração de plano de revitalização e cobertura das quadras das escolas indígenas que atendem crianças e jovens das reservas.
“Nós temos uma preocupação muito grande, estrutural, com a pauta indígena, principalmente com os programas esportivos dentro das comunidades e infraestrutura esportiva. Propomos na reunião que seja realizado um plano de trabalho para represarmos a infraestrutura esportiva e principalmente a criação de programas que venham a atender crianças, adultos e idosos que precisam de saúde por meio do esporte nas reservas”, destacou Marcelo Miranda.
“O Governo do Estado se prontificou com ações concretas e apoio aos Jogos Escolares Indígenas, além de atender solicitações sobre a infraestrutura. Entre os principais encaminhamentos está a reforma da Vila Olímpica Indígena e cobertura de quadras poliesportivas. Só se consegue avançar com parcerias, entre Estado e comunidade”, frisou o deputado estadual Renato Câmara.
Representando a comunidade esportiva indígena, participaram da reunião os professores Aguilera de Souza, da Escola Municipal Indígena Ramão Martins); Josias Aedo, do Núcleo de Educação Escolar Indígena da Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados (NEEI/CEAID); e Neimar Machado de Sousa, da Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados (FAIND/UFGD).
Texto e fotos: Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)