Três estados brasileiros já mostraram interesse em participar das Paralimpíadas Escolares 2015, maior evento paradesportivo escolar do mundo. As disputas serão realizadas de 23 a 28 de novembro, em Natal (RN), e representantes de Rondônia, Mato Grosso do Sul e Tocantins já assinaram o termo de adesão para inscrever atletas no evento.
As federações interessadas têm até 24 de julho para assinar o documento de adesão. Após esta etapa, os estados inscritos terão até 28 de agosto para informar em quais modalidades querem participar. Feito isso, o prazo para inscrever os atletas que os representarão é 28 de setembro.
Neste ano, as Paralimpíadas Escolares podem ter 10 modalidades. Além de atletismo, natação, bocha, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e goalball, podem voltar ao evento futebol de 5, futebol de 7 e vôlei sentado. Para isso, é necessário ter pelo menos cinco equipes inscritas em cada uma das modalidades coletivas.
As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2006 com recursos da Lei Agnelo/Piva, que garante 0,3% dos recursos arrecadados pelas loterias federais à entidade.
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro