Quinze adolescentes de 12 a 17 anos participaram entre os dias 22 e 24 de janeiro, do Torneio Nacional de Beach Tennis realizado em Santos-SP. Os jovens atletas fazem parte do Projeto “Atleta Bom de Bola, Aluno Bom de Nota”. O projeto é desenvolvido pela professora Luzélia Costa de Oliveira, e o técnico de Beach Tennis Leonardo de Castro, na Escola Estadual Silvio Oliveira Santos, localizada no bairro Aero Rancho em Campo Grande.
O Governo do Estado por meio da FUNDESPORTE cedeu um ônibus que fez o transporte da delegação até Santos onde nossos atletas brilharam trazendo uma medalha de ouro e um bronze.
Mas engana-se quem acha que as medalhas foram as verdadeiras conquistas. O Projeto desenvolvido desde agosto do ano passado, tem como principal objetivo a melhora do desempenho escolar dos alunos; a ferramenta para isso? O Esporte.
“Quando começamos com os treinos de Beach Tennis falávamos aos alunos que aquele que conseguisse melhorar suas notas e passar de ano ganharia além de outros prêmios, esta viagem para participar do torneio em Santos. Para nossa surpresa, todos eles conseguiram melhorar suas notas e fechar com sucesso o ano letivo. Cumprimos nosso objetivo, o esporte deu um choque de ânimo nestes adolescentes que agora estão muito mais interessados nas aulas”, afirma Luzélia.
Um dos destaques do Projeto é o jovem Luiz Eduardo Vitorino (14) que em sua primeira competição subiu ao lugar mais alto do pódium, conquistando a medalha de ouro na categoria iniciantes.
O pai de Eduardo, o soldador Luiz Anselmo Sobrinho, é só orgulho ao falar do filho e do projeto.
“O Eduardo sempre foi um garoto exemplar, muito gentil, educado e estudioso. Porém a partir do nono ano ele simplesmente perdeu o interesse nos estudos, ficou desanimado sem interesse por nada. Sentia-me angustiado, pois a maior preocupação de um pai é que seu filho estude e consiga colher bons frutos a partir disso. Ele estava com notas baixas em cinco matérias, muito próximo de ser reprovado, mas tudo isso mudou a partir do momento em que ele começou a frequentar as aulas do projeto. O resultado disso é que meu filho recuperou todas as suas notas e passou de ano, e mais, hoje o Eduardo tem uma outra cabeça, esta muito mais responsável, todos em casa estão felizes da vida”, comenta o pai orgulhoso.
De acordo com o diretor-presidente da Fundesporte, Prof. Marcelo Ferreira Miranda, projetos como estes devem ser encorajados e fomentados. “O Governo do Estado e a Fundesporte viabilizarão meios de contribuir ainda mais com projetos como este”, afirma Marcelo.
O Projeto Atleta Bom de Bola, Aluno Bom de Nota se mantém através do esforço dos professores e pais de alunos. Interessados em ajudar podem entrar em contato por meio do número (67) 9250 1662.