No dia Internacional da Mulher, a Fundesporte homenageia as esportistas do estado

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, março 8, 2018 as 12:06 | Voltar

Março chegou e com ele a celebração do “empoderamento feminino” as conquistas das mulheres na sociedade ganhou uma data, dia 08 de março o dia Internacional da Mulher, aquelas que são rotuladas como sexo frágil, afirmação que não passa de um mito.

A comemoração que surgiu no final do século XIX nos Estados Unidos e na Europa, veio em busca de melhores condições de vida, trabalho e direitos.

Independente de idade elas ganharam espaço na política, em diversas áreas profissionais e principalmente no esporte. Um exemplo é a atleta Bruna Vieira de Jesus, de 15 anos que apesar da pouca idade, já foi campeã brasileira e recordista de lançamento de dardo. 

Tudo começou quando Bruna tinha apenas 8 anos, no Handebol, daí em diante o amor pelo esporte cresceu. Há 5 anos ela se dedica ao lançamento de dardo, uma modalidade que vem crescendo, um esporte que requer muita força e garra, componentes que não é problema para nossa jovem atleta, que em 2015 subiu ao pódio como vice-campeã.

Em 2016, Bruna representou o estado e conquistou sua primeira medalha de ouro do lançamento de dardos dos Jogos Escolares da Juventude, em Paraíba, João Pessoa e ainda quebrou o recorde da prova, com a marca de 47,37m, e foi à única atleta a ultrapassar os 40m. 

“Eu tive que me dedicar muito, porque exige uma grande força nos braços para fazer o lançamento, então, aumentei os treinos e no final valeu a pena” relembra.

As piadinhas? Existe sim, mas ela nem leva em consideração, o que importa para a campeã é o amor que tem pela atividade, Bruna esta no segundo ano do ensino médio e como profissional afirma que da conta de conciliar os estudos com os jogos.

“Claro que os estudos são em primeiro lugar e pretendo fazer algum curso superior, mas sempre lado a lado com o atletismo, pois amo o que faço e é tudo com muito esforço e vontade” declara.

Bruna é apenas um exemplo de inúmeras mulheres esportistas que temos no estado e no país, com foco, determinação e amor pelo que faz. Exemplo, que fragilidade não faz parte do perfil feminino nem muito menos do dia-a-dia, afinal, mulher consegue se dividir entre várias funções e ainda assim serem vibrantes.

A Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), deseja a todas mulheres sejam esportistas, atletas ou não, um Feliz dia das Mulheres.

Texto: Taynara Menezes

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.