A parceria de sucesso entre o Governo do Estado e o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) viabilizou a construção do novo Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar, que vai atender alunos da rede estadual e atletas paralímpicos. Esta obra foi possível devido ao projeto “Revitalizando a Educação com Liberdade”, que conta com a mão de obra de detentos para reformas de unidades de ensino.
O novo Centro de Esportes será na antiga Escola Riachuelo, que atendia alunos dos bairros Cabreúva, Vila Planalto e Amambai, em Campo Grande. Ela foi desativada no ano de 2019. Para viabilizar o espaço foi investido R$ 680 mil.
A revitalização conta com dois anda andares do prédio, pátio, estacionamento com cobertura, muros e quadra poliesportiva. Houve reestruturação completa da rede elétrica e de ar condicionado, instalação da iluminação com a troca das lâmpadas e tomadas, instalação de 70 ventiladores de teto e serviços de jardinagem.
“Mato Grosso do Sul e Campo Grande não tinha um centro de referência com esta finalidade. A antiga Escola Riachuelo foi transformada por meio desta parceria do Governo com o Tribunal de Justiça. É um equipamento que vai servir toda sociedade como referência ao paradesporto e aos jovens no contraturno, na preparação desde o esporte de base ao alto rendimento”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Ele destacou que o novo Centro de Referência vai contribuir para formação de professores e alunos. “Agora teremos um equipamento completamente dedicado a isto. O local foi completamente reformado e remodelado. Seis meses desde a sua concepção até esta entrega e amanhã já começa a operar”, completou.
Sob a responsabilidade da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o objetivo do novo Centro de Referência será receber alunos de toda a Rede Estadual de Ensino para a prática de esportes (de base a alta performance), em diferentes modalidades esportivas, para formação de futuros atletas olímpicos e paraolímpicos. As salas de aulas também serão ocupadas por oficinas e cursos na área de cultura.
“Hoje o Mato Grosso do Sul, é referência através do Prodesc, do Paradesporto, e do Esporte Escolar. Por isso, nós precisávamos de um espaço como esse que pudesse trazer os nossos atletas de referência para fazer um treinamento mais especializado, mas principalmente qualificar os professores, os técnicos, e esse espaço aqui sem dúvida é perfeito para isso”, frisa o secretário da Setesc Marcelo Miranda.
Projeto
O novo espaço foi viabilizado devido o projeto “Revitalizando a Educação com Liberdade”, que chega assim a sua 15° obra concluída. Criado pelo Tribunal de Justiça de MS, por meio da 2ª Vara de Execução Penal da Capital, a iniciativa já tem 10 anos de funcionamento, promovendo ressocialização e economia aos cofres públicos.
Os detentos realizam a obra de reforma e revitalização dos espaços, recebem os salários para desempenhar o trabalho e contam com redução da pena. O projeto prevê ainda desconto de 10% na remuneração de cada detento, para custear a compra de matéria de construção utilizado na reforma das escolas.
“Neste novo espaço aqui teve a participação de 25 detentos. Eles têm a possibilidade de trabalhar, ganham remuneração e a cada dia de trabalhado, tem redução de três dias da pena. Além de contribuir para compra do material. Este é um trabalho conjunto com o Governo do Estado, que vai continuar”, afirmou o presidente do TJMS, Sérgio Fernandes Martins.
Leonardo Rocha e Natalia Yahn, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende