Nesta quinta-feira (18) a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), realizou reunião técnica para discutir emendas parlamentares dedicadas a entidades esportivas.
Os recursos foram solicitados por 14 deputados estaduais e serão empregados por organizações da sociedade civil (OSCs), como associações, clubes, federações, além de prefeituras municipais, por intermédio de suas secretarias de esporte, em reparos de instalações para treinamentos e competições, construção de academias ao ar livre, aquisição de materiais e equipamentos, entre outros.
Das 32 entidades que serão beneficiadas pelas emendas, representantes de 27 delas participaram da reunião, as entidades são dos municípios de Eldorado, Dourados, Campo Grande, Ponta Porã, Fátima do Sul, Bodoquena, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Iguatemi, Rio Negro, Naviraí, Ivinhema e Aquidauana. O prazo para entrega dos termos de fomento e convênios assinados é até o dia 20 de julho, as emendas parlamentares dedicadas às entidades esportivas totalizam R$ 2,7 milhões de reais.
Pela primeira vez técnicos da Fundesporte puderam orientar as organizações esportivas sobre a elaboração do plano de trabalho, planos de ação e documentos pertinentes que devem ser apresentados antes da assinatura do termo de fomento, incluindo certidões e estatutos, todos atualizados. As entidades contempladas com obras devem apresentar os projetos básicos e orçamentos.
Na mesma ocasião, foi explicado o cronograma de pagamentos dos recursos, que este ano deve estar em conformidade com as regras eleitorais, uma vez que 2024 é ano de eleições municipais. A Fundesporte foi contemplada com uma das emendas, no valor de R$ 100 mil para aquisição de materiais e equipamentos esportivos.
Bel Manvailer, Fundesporte
Foto: Ivana Souza