Projeto MS Fronteiras conta com apoio da Fundesporte

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, junho 27, 2018 as 09:38 | Voltar

Discutir a problemática da segurança pública nas fronteiras e as violências que acometem as mulheres nestas regiões; a violência de gênero, que as inicia no mundo do crime, o uso de mulheres e meninas como “mulas” do tráfico e o tráfico internacional de mulheres. Esses temas são enfoque do Seminário “MS Fronteiras”, que teve início nesta terça-feira, dia 26, na Capital.

O governador Reinaldo Azambuja participou da abertura e falou sobre a importância deste Seminário para o contexto de combate à violência contra a mulher.

O evento foi planejado para envolver autoridades e representantes de diversas instituições dos estados do Codesul e dos 18 municípios localizados ao longo das divisas com Bolívia e Paraguai. A Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher, Luciana Azambuja explicou que o Seminário irá propor diretrizes não só para Mato Grosso do Sul, como para os demais estados envolvidos e municípios.

A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) é parceira do MS Fronteiras, "a proposta é que a Fundesporte nos acompanhe levando o lazer para as crianças e ações esportivas com as mulheres nos municípios que serão elencados numa discussão dentro do seminário. Caminhada da mulher fronteiriça, dia de brinquedos num sábado, fazer reuniões, encontros nas praças, rodas de conversa, levar cursos de empreendedorismo, fazer carteira de trabalho, discutir com essas mulheres medidas para que elas tenham mais autonomia econômica e social, e também um dia de lazer e de esporte com seus filhos", relata a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher, Luciana Azambuja. 

Dados da Sejusp de crimes envolvendo mulheres na faixa de fronteira dos 18 municípios mapeados, revelam que em 2016 foram registadas 2.345 ocorrências de violência doméstica. Em 2017 foram 2.643. Um acréscimo de 12,7%.

 Fonte: Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Chico Ribeiro

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.