Curitiba (PR) – As equipes masculina e feminina de judô de Mato Grosso do Sul fecharam a participação nos Jogos escolares da Juventude (JEJ) com dois bronzes. No total, a modalidade deu ao Estado 11 medalhas: um ouro, duas pratas e oito bronzes. As disputas, na manhã desta sexta-feira, no Colégio Medianeira, coroaram o bom desempenho do Estado.
No masculino o primeiro embate foi contra o Rio de Janeiro. Os adversários levaram a melhor e venceram por 3×1. Mato Grosso do Sul foi para a repescagem e depois de estar perdendo por 2×0, garantiu lugar na briga pelo bronze com um 3×2.
A medalha foi decidida contra Santa Catarina. Ricardo Filho venceu a primeira. Écio Neto fez 2×0. O adversário diminuiu, mas Samuel Amarilha garantiu a medalha de bronze para MS.
O técnico Marcelo Matos destacou o esforço conjunto como um dos motivos do sucesso. “Essa medalha é muito importante. Primeiro porque nos mantivemos na primeira divisão. Mostra todo um trabalho conjunto da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul, da Fundesporte, dos técnicos, atletas e família. Coroa nosso trabalho. Ninguém é sozinho, precisamos de união. O esporte de MS está de parabéns, especialmente o judô que mais uma vez mostrou sua força e está entre os melhores do país”, disse.
Formaram a equipe medalha de bronze: Ricardo Filho, Samuel Amarilha, Écio Neto, João Pedro Andrade, Keller Gomes, José Demarco, Diogo Silva e Luiz Miguel Vital.
“Eu estou muito feliz de ter participado. Foi muito bom. Gostei porque enfrentamos muitas pessoas de muitos lugares. Foi uma experiência boa”, contou Luiz Miguel.
Feminino
No feminino, Mato Grosso do Sul também começou com derrota.
As meninas não conseguiram passar pela forte equipe do Rio Grande do Sul. Na repescagem, chegaram a estar perdendo por 2×0 para o Paraná, quando Manuela deu inicio à virada de 3×2 que garantiu MS na disputa do bronze.
Concentradas, as garotas de MS não deram chances às adversárias. Ana Cláudia Pina, Caoane Jesus e Manuela Souza fizeram 3×0 em Pernambuco e garantiram o terceiro lugar.
“Foi bom porque a equipe estava boa, mas faltava um para conseguir a medalha e eu consegui. É muita emoção, estou muito feliz”, falou Manuela.
“Essa medalha vem para fechar com chave de ouro nosso trabalho. Teve gostinho de ouro. Foi muito bom, essa meninada treinou muito, batalhou muito. Muito obrigado Fundesporte e Estado por terem ajudado a gente. Valeu”, disse o técnico Jorge Yamakawa.
Compuseram a equipe medalhista de bronze: Ana Cláudia Pina, Ana Fernandes, Caoane Jesus, Manuela Souza, Lis Rosendo, Fantine Medeiros, Silveni Santos e Kanã Waura de Carvalho.
“Foi uma das melhores oportunidades que tive até agora. Foi muito difícil estar aqui. Só tenho a agradecer. Foi ótimo ganhar o bronze. Estou aqui para representar minha família, minha mãe, meu sensei e todo mundo que me ajudou”, contou Kanã.
Com o resultado, Mato Grosso do Sul soma 14 medalhas, mesmo número ganho em 2016, durante todo o JEJ e duas a mais do que nas individuais.
fotos: Walter Dias
A delegação viaja com apoio do Governo do Estado e é chefiada pela Fundesporte, responsável pela seletiva estadual: os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul.