Campo Grande (MS) – É pelo Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) – Treinamento Desportivo, oferecido pela Fundesporte junto ao Núcleo de Esportes (Nesp) da Secretaria de Estado de Educação (Sed), que muitas crianças e jovens têm acesso à prática de uma variedade de modalidades esportivas, no contraturno das aulas regulares das escolas da Rede Estadual de Ensino (REE).
Além da universalização do esporte e seu desenvolvimento como instrumento de inclusão social por todo o estado, um dos objetivos do programa é a identificação de talentos. E isso Mato Grosso do Sul tem de monte. Principalmente elas. Elas que despontam nas pistas, nas quadras, nos tatames, com golpes, com gols, com arremesos, com saques, com sprints.
No mês de março, a Fundesporte vem destacando mulheres envolvidas com o esporte em Mato Grosso do Sul. Hoje, é a vez das mulheres que, por meio do treinamento esportivo oferecido nas escolas públicas estaduais, despontam em competições pelo estado e Brasil afora. A homenagem integra a série Mulheres Fortes no Esporte. Confira algumas das atletas:
-
-
O que Elisângela Carpellini Salles, de 16 anos, mais tem em seu quarto são medalhas. Para isso, teve de correr atrás, literalmente, com muita dedicação nos treinos. Praticante do atletismo, a atleta da capital é especialista nos 400 metros rasos e também vai às pistas nas provas de 800 metros. Na última edição dos Jogos Escolares de Campo Grande, faturou medalhas de ouro e prata. Um verdadeiro orgulho da EE Rui Barbosa que, tradicionalmente, revela muitos atletas.
-
-
Com o lema “formando campeões”, a EE Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá, de Amambai, é um verdadeiro celeiro de atletas, que espalham a cultura dos povos tradicionais do nosso estado por meio do esporte. Jackceli Martins, de 16 anos, é um dos destaques. Pelo time de futsal da instituição, ela foi vice-campeã na última edição dos Jogos Escolares da Juventude de MS.
-
-
Além do futsal, o atletismo é outra modalidade promovida nos treinamentos da EE Guarani Kaiowá, de Amambai. E tem rendido frutos, sendo que várias atletas têm se sobressaído. É o caso de Jéssica Vilhalva, de 15 anos, campeã no lançamento do dardo e do disco no último Campeonato Estadual de Atletismo Sub-16. Ela com a bola nos pés ela também manda ver, ajudando a equipe de futsal da sua escola.
-
-
Natalia Lino da Silva é uma das atletas que coloca o badminton de Mato Grosso do Sul em destaque a nível nacional. A rio-verdense, representando a EE Thomaz Barbosa Rangel, foi vice-campeã dos Jogos Escolares da Juventude de MS em 2018 e campeã no ano seguinte. Na etapa nacional, em Blumenau (SC), conquistou a medalha de bronze para o estado no maior evento esportivo-escolar do país. Além disso, a polivalente atleta de 15 anos joga voleibol pela mesma instituição de ensino e em 2019 foi capitã da equipe, que conquistou o título da segunda divisão feminina.
-
-
Se tem uma atleta que conhece bem os Jogos Escolares da Juventude de MS é a Natália Pereira Simão. O pódio é um dos lugares mais frequentados pela atleta de handebol, assim como sua equipe. Em 2017 e 2018, ajudou sua escola, a EE Dóris Mendes Trindade, de Aquidauana, a conquistar o terceiro lugar, com exibições individuais de alto nível.
-
-
Que o judô sul-mato-grossense é extremamente forte e um dos de maior destaque do Brasil já deixou de ser novidade. Muito disso se deve ao trabalho realizado dentro das escolas, com revelação de talentos. Stefanny Mendes Carbonaro, presente há três anos nas aulas de treinamento da EE Rodrigues Alves, de Itaporã, é um exemplo bem claro. Mesmo diante da pandemia da Covid-19, a judoca de 15 anos permaneceu focada nos treinos, foi campeã estadual de judô funcional e levou as cores da bandeira de Mato Grosso do Sul à fase nacional da competição, ficando com a prata.
-
-
A EE Dom Bosco, de Corumbá, tem uma jóia chamada Talita Etiene Branco. Com 16 anos, a atleta de futsal direciona sua habilidade individual com a bola nos pés em prol da equipe. E os resultados têm aparecido. Entre as principais conquistas, está o tricampeonato dos Jogos Escolares cCorumbaenses, bicampeonato dos Jogos Municipais da Reme, tricampeonato da Copa da Juventude, título estadual sub-15 e terceiro lugar no sub-17. No adulto, Talita já foi campeã municipal e já ajudou a erguer um título internacional, na Bolívia, pelo campeonato adulto de futebol e futsal feminino.