Projeto que reconhece atividade física como essencial em MS é aprovado na Assembleia Legislativa

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, abril 29, 2021 as 11:46 | Voltar

Campo Grande (MS) – Aprovado nesta quinta-feira (29), em segunda votação e discussão no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o projeto de lei (PL) nº 69/2021, que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais à população no estado. O texto agora segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja.

Conforme o projeto, de autoria do deputado Herculano Borges, estas atividades podem ser realizadas em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, como academias de musculação e ginástica, assim como em espaços públicos, em período de pandemia. No entanto, as medidas de biossegurança, estabelecidas por órgãos sanitários, devem ser cumpridas à risca.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda, mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a atividade física faz parte dos cuidados da saúde e eleva a qualidade de vida.

“O exercício físico está ligado diretamente ao melhor funcionamento do corpo humano e, se feito regularmente, é capaz de prevenir uma série de doenças psicossomáticas e crônico-degenerativas. Em meio à pandemia, tomando todos os cuidados necessários, é fundamental para fortalecer a imunidade”, enfatiza Miranda.

A justificativa do projeto de lei salienta que “a pratica periódica de atividades físicas e exercícios físicos ao ar livre, respeitadas as recomendações sanitárias, de higiene e convívio social pelas autoridades, são estimuladas tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pelo Ministério da Saúde, basicamente porque o bom condicionamento físico está diretamente associado a melhor ativação do sistema imunológico em seres humanos”.

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Foto de destaque: Divulgação

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.