Curitiba (PR) – As equipes femininas de basquete, futsal e vôlei e a masculina de basquete de Mato Grosso do Sul continuam na briga por um lugar no pódio dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Metade da delegação chefiada pela Fundesporte segue na disputa por medalhas que podem chegar a 20, no total.
As meninas do vôlei conquistaram a terceira vitória e garantiram o primeiro lugar do grupo C. Elas não tiveram dificuldades para vencer o time de Sergipe por 2×0, com parciais de 25×11 e 25×20. O resultado coloca a equipe da Escola Reynaldo Massi de Ivinhema entre as quatro melhores da divisão. A briga por um lugar na final é na manhã desta quarta, contra o Maranhão, no ginásio do SEET.
No futsal, o time da Escola Presidente Vargas disputou com Roraima o primeiro lugar no grupo e a classificação direta para as semifinais. Depois de estarem perdendo por 2×0, as garotas de Dourados viraram o jogo em 4×2. Porém, nos últimos sete minutos de jogo, acabaram permitindo que as adversárias retomassem o controle no marcador. A derrota por 5×4 quase significou a desclassificação.
Apenas o melhor segundo colocado das três chaves continuava na luta por medalhas. Graças ao bom desempenho na partida de estreia, a equipe de MS conseguiu ser a primeira no critério de desempate. Nesta quarta, o time enfrenta Sergipe, no ginásio da ASPP para buscar um lugar na decisão do ouro da terceira divisão.
No basquete, as duas equipes de Mato Grosso do Sul asseguraram vaga nas semifinais da segundo divisão. No feminino, as garotas da Escola Parque São Carlos de Três Lagoas conheceram a derrota no JEJ. Na disputa pelo primeiro lugar do grupo B, elas perderam para o Pará por 25×34. O segundo lugar colocou o time de MS frente ao Espírito Santo, na semifinal, no ginásio do Círculo Militar.
No masculino, o time da Escola Jardim Ivone de Ponta Porã jogou pelo segundo lugar do grupo A contra a equipe do Rio Grande do Norte. Os garotos da fronteira não deram chances para os adversários. Dominaram o jogo, marcaram bem, fizeram arremessos certeiros e ganharam com larga vantagem. Placar final: MS 67×35 RN. A disputa pela vaga na semifinal é contra São Paulo, no ginásio Tancredo Neves.
“Estamos buscando essa vaga desde ontem. Queríamos ficar em primeiro no grupo, mas acabamos perdendo por dois pontos. Hoje confirmamos a vaga e amanhã vamos continuar jogando bem para tentar ganhar a medalha”, disse o técnico Hugo da Costa. Os atletas também estão determinados a chegar ao pódio. “Estamos treinando muito desde os Jems. A gente está jogando melhor e amanhã é continuar jogando bem para poder ganhar e chegar à final”, disse Elias.
Despedidas
As outras quatro equipes do Estado deram adeus ao JEJ. No feminino, as meninas do Colégio Licurgo de Oliveira se despediram no handebol com vitória sobre as donas-da-casa, na prorrogação, por 30×27, no Sesc de São José dos Pinhais. As garotas que tinham vencido o torneio da segunda divisão em 2016, fizeram jogos difíceis na elite do esporte e deixaram a competição na fase de grupos.
O time masculino de handebol, da Escola Castelo Branco de Jardim também disputou a primeira divisão e não chegou às semifinais. Os garotos tiveram uma estreia nervosa, recuperam-se na segunda partida, mas a derrota de hoje para o Mato Grosso por 14×18 fez a classificação escapar.
No vôlei, a eliminação foi nos detalhes. Os meninos da Escola Calvoso de Ponta Porã perderam na estreia para o Maranhão por 2×1. Ontem,bateram o Distrito Federal pelo mesmo placar. A vitória nesta terça por 2×0 colocava o time entre os quatro melhores da segunda divisão. Porém, o nervosismo do time levou à derrota no primeiro set e mesmo com a virada e a vitória por 2×1, MS ficou de fora no critério de desempate.
No futsal, os garotos da Escola Raul Sans de Matos / Funlec encerraram a participação no JEJ sem vitórias.
Os jogos acabam nesta quinta-feira. Os semifinalistas chegam ao Estado na sexta. A delegação participa com apoio do Governo do Estado.
Fotos: Mauro Resstel